A van de “Emergência Animal” da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) de Maringá, no noroeste do estado, já realiza o atendimento de cães e gatos vítimas de acidentes de trânsito ou com algum tipo de doença que comprometam a mobilidade e saúde dos animais.

O animal receberá atendimento em caso de atropelamento ou falta de mobilidade

(Foto: Débora André/Divulgação)

O veículo é resultado do repasse feito pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) de doação do Corpo de Bombeiros. O interior do veículo foi todo remodelado e conta com freezer para armazenamento de medicamentos, bancada, armários e gaiolas específicas para diferentes portes de animais.

A Sema elabora licitação para o credenciamento de clínicas veterinárias para o atendimento dos animais que atualmente é feito pela Uningá. A instituição de ensino firmou termo de cooperação com a administração municipal para cirurgias de até média complexidade e outros procedimentos sem custos para a Prefeitura.

Após serem tratados, os animais são alojados no Centro de Bem-Estar Animal ou em lares temporários até receberem uma nova morada nas feiras de adoção.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamin, lembra que o serviço é mais uma ação em defesa da causa animal e que até o final de 2018 serão realizadas 12 mil castrações. “O objetivo é o de sempre ampliar os serviços para a proteção desses animais. Sabemos que o serviço de emergência é limitado e não conseguirá atender toda a demanda, mas será realizado da melhor forma, sendo um grande avanço na valorização da causa animal”, ressalta.

O serviço de emergência animal é realizado de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3901-1885.

Fonte: Paraná Portal

Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/06/van-de-emergencia-animal-inicia-atendimentos-em-maringa-pr/.