Cientistas do Departamento de Zoologia da Universidade Nelson Mandela, em Summerstrand, na África do Sul, divulgaram nesta quarta-feira imagens que comprovam a “solidariedade” de pinguins africanos e outras aves marinhas. Num vídeo, é possível ver um deles submergindo a mais de 60 metros de profundidade até encontrar um cardume de anchovas. Junto com outros pinguins, o animal aproxima os peixes da superfície. Enquanto se alimentam, uma pardela também participa da “refeição”.

— Isso confirma o que os pescadores e os cientistas já haviam observado a partir de embarcações: as aves marinhas como pinguins conduzem suas presas à superfície para melhor saboreá-las e isso permite que os peixes fiquem mais acessíveis a outras aves marinhas que não descem às profundezas — declarou Alistair McInnes, um dos autores do estudo, publicado na revista “Royal Society Open Science”.

Pinguins levam peixes para a superfície e acabam ajudando outras aves marinhas a se alimentarem Foto: AFP

Os pesquisadores equiparam um grupo de pinguins Spheniscus demersus com câmeras para observar como interagiam com biguás e pardelas na reserva de Stony Point, na África do Sul. O experimento foi realizado entre 2015 e 2018, em que os responsáveis gravaram 31 horas do comportamento dessa espécie ameaçada, que está incluída na lista vermelha estabelecida pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Fonte: Extra.