Qual o Preço de um Dogo Canário? Custos e Cuidados

O dog canario preço varia entre R$1500 a R$2800, a depender de várias questões importantes. É um cão do tipo molossóide, de grande porte, bastante maciço, com musculatura e estrutura óssea bem desenvolvidas. 

Rústico e bem proporcionado como um todo, o Dogo Canario também é reconhecível pela sua máscara preta, acentuando o caráter imponente deste cão. Apesar de sua constituição forte, seus movimentos são ágeis e flexíveis, seus passos longos, permitindo que ele cubra muito terreno.

Qual o Preço de um Dogo Canário? Custos e Cuidados

Onde comprar um dogo canário?

O Dogo Canário é um cão de tamanho médio, robusto, musculoso, com cabeça maciça e crânio amplo, de aparência rústica e bem proporcionado. Esta raça pode ser adquirida em petshops e lojas específicas com assistência de veterinários.

Há também portais eletrônicos que disponibilizam a venda de filhotes, mas é importantíssimo que o tutor certifique-se de que a fêmea reprodutora não esteja sofrendo maus tratos. Esse processo de venda de cães de raça pode ser ilegal, em razão das condições que os animais estão sujeitos a passar.

Qual a origem do dogo canário?

Qual a origem do dogo canário?

Como o próprio nome sugere, o Dogo Canário é originário da Espanha e mais especificamente das Ilhas Canárias. Seu ancestral é o Mastim Espanhol, que na Idade Média na Espanha continental era utilizado para diversos fins. Os mastins espanhóis, com o nome de “Alano” nas histórias antigas, eram usados ​​tanto como cães de briga, para brigas com outros cães ou com touros, como cães de gado para gado ou como cães de guarda. 

Na Idade Média, o velho “Alano” gozava de grande popularidade entre a nobreza, como cão de caça, particularmente temido por ursos, veados e javalis. Sua reputação de cão corajoso o predestinou a se tornar um cão de guerra. O trabalho do Mastiff não era apenas guardar as tendas dos soldados. Equipado com armadura cravada, ele teve que invadir as tropas inimigas durante as batalhas e, assim, ferir gravemente soldados e cavalos.

Nos séculos XVI e XVII, esses valentes cães foram levados pelos conquistadores espanhóis durante a conquista da América do Sul. As Ilhas Canárias beneficiavam de uma posição geograficamente estratégica e serviam de paragem para os conquistadores e colonialistas. Esta é a razão pela qual muitos cães Molossóides são originários desta região. Estima-se, portanto, que a herança genética do atual “Dogo Canário”, mastim canário se desenvolveu nesta ilha, provavelmente durante um cruzamento entre o cão local das ilhas “Majorero” e o  espanhol “Alano”.

Nas Ilhas Canárias, esta raça foi usada principalmente para guardar fazendas e gado . Os instintos de caça e luta dos Mastins Canários foram retransmitidos em segundo plano para os criadores. Os Mastins Canários eram cada vez mais procurados, sendo altamente valorizados seu estado de alerta e nervos fortes.

Características do dogo canário

Características do dogo canário

É um animal majestoso que se distingue por um corpo musculoso e uma estrutura óssea desenvolvida. Este grande cachorro do tipo molossóide impõe respeito com sua altura na cernelha de 61 e 66 cm nos machos para um peso aproximado de 65 kg. As fêmeas também impressionam, pois têm uma altura na cernelha de 56 a 62 cm para um peso que varia entre 40 e 55 kg. São mais esbeltas que os machos. Este cão desenvolve uma cabeça compacta, maciça, larga, de aparência braquicefálica, marcada por mandíbulas poderosas.

De tamanho médio, os olhos são ovais e têm uma cor marrom escura. As orelhas médio-grandes são bem separadas e caídas na base. O Mastim Canário pode ser reconhecido pela máscara preta que cobre o focinho. Uma peculiaridade específica deste cão, seja qual for o vestido. Este último precisamente pode ser tigrado ou fulvo, vindo em todos os tipos de tons. A base do pescoço e do peito revelam marcas brancas. Quanto ao pelo, é curto, rústico e sem subpelo.

Personalidade da raça dogo canário

Personalidade da raça dogo canário

Depois de uma longa carreira como cão de luta, o Canario hoje se destaca como cão de trabalho e cão de guarda. Mas também é um excelente cão de companhia. Ele protegerá ardentemente sua família e poderá evoluir com as crianças graças ao seu temperamento calmo e pacífico. É um animal dedicado e equilibrado que, por outro lado, desconfia muito de estranhos. Este último pode se assustar por causa do latido muito grave do animal. Outra coisa: o Mastim Canário precisa de muito exercício físico e gosta de correr por muito tempo. Portanto, é adequado apenas para mestres do esporte.

É um cão calmo e equilibrado. Seu instinto protetor altamente desenvolvido pode ser controlado por uma educação rigorosa e consistente. Seus  nervos de aço, sua  autoconfiança  e sua  desconfiança  de estranhos fazem dele um bom cão de guarda. 

Quando cercado, ele se mostra  amigável,  dócil,  pacífico  e  leal com todos os membros da família, apesar da relação privilegiada que mantém com o seu tutor. Quando o Dogo Canário se junta a uma família, você pode ter certeza de que ele será fiel a ela por toda a vida. De natureza resistente e robusta, o Canário revela-se um companheiro protetor, com o qual pode contar. Ele não esconde nem seu humor nem suas intenções: este pet não conhece mentiras ou falsidades. Seu temperamento vivo é expresso por seu latido profundo e forte.

Quais cuidados você deve ter com a saúde do dogo canário?

Quais cuidados você deve ter com a saúde do dogo canário?

É um cão de características específicas: é robusto e rústico. Note, no entanto, que deve ser protegido de condições climáticas difíceis, pois sua pelagem simples (sem subpelo) não é suficiente para protegê-lo do frio e das intempéries. Seu crescimento deve ser cuidadosamente monitorizado.

Ao avaliar o dog canario preço, considere também a saúde do pet. Se ele se exercita suficientemente e caminha diariamente, este cão não tem motivos para engordar, principalmente porque não é particularmente ganancioso e pode eliminar rapidamente as calorias acumuladas. 

Doenças comuns:

  • Displasias do quadril e cotovelo;
  • Panosteíte;
  • Osteocondrite dissecante (lesão no joelho).

Sendo um cachorro grande, reiteramos que é preciso ter cuidado com as articulações. É um cão robusto que não está imune a alguns inconvenientes. Como todos os cães de grande porte, Dogo Canarios são propensos a displasia de quadril e cotovelo. Ele também pode sofrer de problemas de pele ou problemas cardíacos.

Não requer nenhuma manutenção especial. Escovação regular do cabelo, inspeção da pele, orelhas e olhos para prevenir infecções e verificar se não há detritos escondidos ali. Um banho uma ou duas vezes por ano e o Dogo Canario ficará bem.

Ele é um cão atlético, mas não excessivamente, portanto, não muito propenso ao excesso de peso, desde que não pique nos pratos de seus donos. O Dogo se contenta com duas refeições por dia com uma dieta rica em cálcio e proteínas, muita água e calma antes e depois das refeições, para evitar mal-estar estomacal. 

Custo para criação de um dogo canário

Custo para criação de um dogo canário

O Dogo Canario é um cão de fácil manutenção em termos de higiene, mas com necessidades alimentares importantes. Portanto, é necessário garantir que você tenha o orçamento necessário antes de adotar um.

Recomenda-se  escovar o cão uma vez por semana e dar banho uma ou duas vezes por ano. O Dogo Canario requer  caminhadas e exercícios diários  como qualquer outro cão, mas é aconselhável  não submetê-lo a uma atividade muito intensa  para preservar suas articulações.

Mesmo que o Dogo Canário não seja considerado em nenhum país como um cão de combate, alguns de seus traços de caráter devem ser cuidadosamente levados em consideração. Não se deve esquecer que esta raça de cão tem um instinto protetor muito desenvolvido, que pode se tornar problemático se as bases de sua educação não são fortes. Este cão dominante e independente precisa absolutamente de um dono experiente e consistente, que saiba controlar seus instintos e gerenciá-los. 

A educação do Canário deve começar o mais cedo possível. Já quando são filhotes, devem obedecer a uma série de ordens e ter entendido quem é o dono. Em razão de uma socialização precoce, que já deve começar na criação, eles devem aprender a se conter fisicamente em qualquer situação para não confrontar os humanos. Mesmo que aconteça durante um jogo ou ao se reunir com seu mestre, um Mastim das Canárias é poderoso o suficiente para derrubar uma pessoa adulta.

Conclusão

Agora que você já sabe o preço do cachorro dog canario, adquirir o pet pode ser uma excelente forma de entreter os seus dias com muita lealdade e carinho. O Dogo Canario é antes de tudo um cão de guarda que desconfia de pessoas que não conhece. Sua carinha de sério é característica de sua raça. Ele é muito protetor de sua família e aprecia particularmente a presença de crianças. Ele também é um cão calmo e corajoso.

O Dogo Canario é para tutores que já estão acostumados a conviver com cães e criá-los, pois tem temperamento específico. Sua educação deve ser firme desde cedo, mas nunca violenta, para ensiná-lo a respeitar as regras e a se tornar perfeitamente obediente. Também é um cão dominante que não aceita bem a presença de outros congêneres, principalmente se forem machos.

Ademais, é um pet ideal para você e sua família. Ficou alguma dúvida? Compartilhe-a conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *