As 7 Melhores Rações Úmidas para Cães em 2022

As rações úmidas são uma das primeiras coisas buscadas pelos tutores quando eles estão atrás de petiscos para seus amigos de quatro patas. Apesar de normalmente serem vistas como um simples agradinho para os nossos companheiros, você sabia que muitos desses produtos são ricos em nutrientes essenciais para nossos mascotes? Por isso, é importante saber qual é a melhor ração úmida para cães do mercado.

Escolher um produto como esse pode ser mais complicado do que escolher uma ração, por ser algo menos comum para ser acrescentada à rotina do pet.

Ainda assim, nunca é tarde para tentar acrescentar esse produto na alimentação do seu melhor amigo! Mesmo já se tratando de cães adultos, o paladar tende a se adaptar muito bem à ração úmida ideal.

Melhores rações úmidas para cães do mercado

Para te ajudar a comparar os benefícios e tornar sua leitura mais dinâmica, elencamos o principal diferencial de cada marca. Confira abaixo!

1. Ração Úmida para Cães Adultos de Raça Pequenas – Pedigree

1. Ração Úmida para Cães Adultos de Raça Pequenas - Pedigree

Um dos pontos de destaque da Pedrigree é o seu preço acessível, sendo uma das rações úmidas mais em conta nessa lista. Além disso, oferece uma fórmula balanceada e completa, facilitando a substituição da ração seca.

Possui uma grande variedade de sabores e fórmulas específicas para os mais variados portes e idades, sendo sua gama de opções muito notória por conta desses pontos.

O que não é tão positivo, porém, é a elevada quantidade de sódio, a presença de transgênicos e o fato da proteína presente em sua composição não ser assim de uma qualidade tão elevada.

Prós

Contras

✅ Fórmula completa e equilibrada

✅ Pode substituir a ração seca

✅ Variedade de sabores

🚫 Porcentagem de sódio elevada



2. Ração Úmida Dog Chow para Cães Adultos – Nestlé Purina

Ração Úmida Dog Chow para Cães Adultos - Nestlé Purina

Por meio da Dog Chow, a Nestlé Purina oferece uma ração úmida para cães que é completa e balanceada, podendo substituir a ração úmida sem maiores problemas graças à rica tabela nutricional que este produto ostenta.

É fonte de diversas vitaminas, minerais, fibras e cálcio, garantindo um alto nível de nutrição e conferindo toda a energia e força que o seu melhor amigo precisa ter para brincar e correr. Seu nível de proteína também é muito satisfatório, garantindo uma alta palatabilidade e contribuindo para a saúde digestiva do animal.

Não há tantos pontos negativos assim para destacar, já que esse é um produto muito satisfatório em termos de formulação e custo-benefício. Talvez o que possa pesar seja o fato de que suas embalagens não possuem muita diversificação de tamanhos, seguindo um padrão de 100g.

Prós

Contras

✅ Fórmula completa e balanceada

✅ Rica em vitaminas, minerais, fibras e cálcio

✅ Pode substituir a ração seca

🚫 Pouca variedade de embalagens



3. Ração Úmida Gourmet para Cães Adultos – PremieR

Ração Úmida Gourmet para Cães Adultos - PremieR

A PremieR é uma das marcas de maior destaque quando buscamos pela melhor ração úmida para cães. Seus pontos de maior destaque são: altas fontes de proteínas, rica em aminoácidos essenciais, baixo teor calórico e alta palatabilidade.

Além disso, sua composição também é fortalecida com vitaminas e minerais, além de não conter corantes ou conservantes artificiais, o que contribui para a saúde em geral do animal. 

Porém, é preciso ressaltar que ela não funciona como um substituto completo do alimento seco, sendo indicado apenas como um complemento alimentar. Seu preço também tende a ser um pouco elevado.

Prós

Contras

✅ Alta fonte de proteína

✅ Rica em aminoácidos essenciais

✅ Livre de corantes e conservantes artificiais 

🚫 Não pode substituir a ração seca



4. Ração Úmida para Cães Adultos – GranPlus

Ração Úmida para Cães Adultos - GranPlus

Se está buscando pela melhor ração úmida para cães adultos, essa opção pode ser uma ótima aposta. A Gran Plus oferece um produto com nutrição balanceada e sem ingredientes artificiais, o que confere um ótimo benefício para a saúde da pele, dos pelos e para a saúde digestiva do animal.

Sua proteína de qualidade confere uma alta palatabilidade, o que faz com que seja mais fácil para os cães se adaptarem a esse alimento. Por fim, seu preço também é bem justo, sendo um dos mais notáveis em custo benefício dessa lista.

O ponto negativo é a limitação de opções, já que conta com apenas dois sabores disponíveis para cães adultos. Assim, não permite tanta variedade na hora da escolha, e, caso o seu pet não se adapte, não permite muitas alternativas para substituição.

Prós

Contras

✅ Livre de ingredientes artificiais

✅ Contribui para a saúde da pele e dos pelos

✅ Pode substituir a ração seca

🚫 Poucas opções de sabores



5. Ração Úmida Dog Chow para Cães Adultos Raças Pequenas – Nestlé Purina

Ração Úmida Dog Chow para Cães Adultos Raças Pequenas - Nestlé Purina

A Nestlé Purina também é uma marca já conhecida no mercado de rações secas, e através da Dog Chow, oferece diversas rações úmidas de alta qualidade para cães. A variedade chama atenção, tendo produtos para raças pequenas, grandes e muitas opções quanto aos sabores.

Sua composição não faz uso de transgênicos, o que é um ótimo diferencial, pois ingredientes assim acabam fazendo mal para a saúde canina a longo prazo. Por fim, é uma rica fonte de proteínas de qualidade, todas de origem animal.

Porém, como é comum de acontecer com algumas rações úmidas, é importante ficar de olho no seu nível de sódio, já que este acaba sendo um pouco elevado neste produto e pode não ser tão indicado para cães que tem problemas renais.

Prós

Contras

✅ Variedade de produtos

✅ Rica fonte de proteínas de qualidade

✅ Pode substituir a ração seca

🚫 Alta porcentagem de sódio



6. Ração Úmida para Cães Filhotes – Guabi Faro

Ração Úmida para Cães Filhotes - Guabi Faro

Essa pode ser uma boa aposta para quem busca a melhor ração úmida para cães filhotes, pois conta com uma fórmula livre de transgênicos, o que contribui para a saúde digestiva do animal e afasta problemas a longo prazo que podem ser ocasionados por esse tipo de componente.

Sua alta palatabilidade e boa consistência ajudam a adaptação, fazendo com que seja mais fácil a aceitação por parte do animal. Por fim, sua composição é completa e balanceada, o que faz com que essa ração úmida funcione por si só como um substituto para a seca.

Assim como outros itens da lista, porém, é importante ficar atento aos seus níveis de sódio, que, se oferecidos em quantidades muito elevadas, podem gerar problemas posteriores para o animal.

Prós

Contras

✅ Livre de transgênicos

✅ Ótima consistência

✅ Pode substituir a ração seca

🚫 Alto nível de sódio



7. Ração Úmida para Cães Filhotes – Royal Canin

Ração Úmida para Cães Filhotes - Royal Canin

A Royal Canin já é uma marca consolidada de rações secas, e esse produto também pode ser a melhor opção de ração úmida para filhotes. Por contar com uma fórmula completa e nutritiva, funciona como um substitutivo da ração seca.

Sua composição faz uso de antioxidantes naturais, o que ajuda a fortalecer as defesas naturais do cachorro e também contribui para a saúde em geral do animal. Sua palatabilidade é alta e seu nível de proteína é satisfatório.

Seu ponto negativo acaba recaindo ao alto custo do produto, sendo um dos maiores valores da lista. É justificável por tratar-se de um alimento realmente de qualidade e pelo próprio renome da marca, que já é referência no mercado de rações super premium, mas ainda assim, acaba tornando-se um pouco inacessível por conta do preço.

Prós

Contras

✅ Fórmula completa e nutritiva

✅ Presença de antioxidantes naturais

✅ Alta palatabilidade

🚫 Alto custo



Para que servem as rações úmidas para cães?

Um dos principais pontos de destaque que esse alimento merece é o percentual de água que ele apresenta. A maioria dos produtos conta com 70% a 90% de água em sua composição, tornando-o extremamente benéfico para a saúde.

Isso porque a água, além de facilitar a mastigação, não exigindo muito esforço dos dentes, também contribui para a própria hidratação do animal. Não obstante, a alta porcentagem do líquido facilita o processo de filtragem dos rins, tornando a ração úmida um alimento de fácil digestão.

As proteínas presentes nesses produtos também chamam atenção, afinal, por serem mais dissolvidas do que em comparação à ração seca, a absorção é muito mais facilitada pelo organismo, o que contribui para que ele consiga filtrar e reter mais energia desse nutriente tão essencial. 

As rações úmidas são recomendadas para qualquer fase da vida do cão, mas apresentam um importante diferencial para cães filhotes e idosos, por conta de ser de fácil mastigação.

Além disso, também é uma ótima escolha para os cachorros que estão se recuperando de procedimentos cirúrgicos ou doenças, nos casos onde eles podem apresentar resistência para comer. Nessas situações, a aceitação da ração úmida costuma ser mais fácil do que a da ração seca.

Como escolher a melhor ração úmida para cães

Nutrientes essenciais

Para escolher a melhor ração úmida para cães, é fundamental ficar atento aos nutrientes que cada produto ostenta. Como já falado anteriormente, uma das maiores vantagens desse alimento é o fato das suas proteínas serem de fácil digestão, de forma que buscar por uma fórmula composta por uma alta porcentagem de proteína de qualidade é fundamental para garantir que o produto é de qualidade.

Conferir e pesquisar acerca da tabela nutricional de cada marca é um passo importante na escolha da ração úmida que entrará para a rotina alimentar do seu cão, pois dessa forma, você conseguirá compreender em sua totalidade o que está oferecendo para o seu melhor amigo de quatro patas.

Composições

Existem as mais diversas composições quando falamos das rações úmidas para cães. Além de procurar por aquelas que fazem uso de proteína de origem animal em suas fórmulas, também atente-se às fontes de carboidratos apresentadas em cada uma. É importante que estes se apresentem em menores quantidades, para não acabar fazendo o alimento se tornar uma bomba calórica para os bichinhos e, assim, aumentar os riscos de sobrepeso canino.

Se você busca por composições mais naturais, também não é um problema! Cada vez mais as marcas estão adicionando em suas fórmulas ingredientes como legumes, verduras e frutas, que funcionam como ótimas fontes de vitaminas e antioxidantes naturais para o seu pet. 

É sempre bom ficar atento para a presença de transgênicos ou ingredientes sintéticos em meio a essas composições, como os corantes e os antioxidantes artificiais. Esses componentes não são muito benéficos para a saúde do pet a longo prazo, prejudicando, principalmente, a saúde digestiva do animal.

Sabores

É importante ressaltar que cada cãozinho é único, tendo, inclusive, suas próprias preferências. Dessa forma, é possível que o paladar do seu mascote se adapte melhor a alguns sabores do que a outros, sendo algo completamente comum de se acontecer.

Dessa forma, caso seu cão não se adapte de cara ao primeiro produto que você comprar, não desista! Pode acontecer da ração úmida simplesmente não ter agradado muito ao paladar do animal, mas isso não é problema.

Existem diversos sabores disponíveis no mercado, que vão desde carnes e peixes até mesmo legumes, disponibilizando uma diversidade de opções onde, com certeza, você vai conseguir achar a que melhor se encaixa com seu melhor amigo peludo!

Perguntas frequentes

Pode dar sachê para cachorro todo dia?

É possível, sim, implementar a ração úmida todos os dias na rotina alimentar do cachorro. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. É importante averiguar se o produto escolhido possui todos os nutrientes necessários para substituir uma refeição, e atente-se também para sua preservação. Os sachês tem uma data de validade bem curta, só podendo ser mantidos na geladeira por no máximo 3 dias. 

Qual a quantidade de ração úmida para cachorro?

Para estabelecer isso corretamente, é importante ter em mente que, por ser digerida mais rápido, a ração úmida gera saciedade por menos tempo no animal. Então, a quantidade para ração úmida tende a ser maior por refeição, sendo recomendado, inclusive, que ela seja misturada a ração seca.

Pode misturar ração úmida com seca?

Como já dito anteriormente, não é apenas possível como é recomendado que essa mistura seja feita. Dessa forma, você terá todos os benefícios oferecidos pela ração úmida, e ainda, por conta da ração seca, conseguirá deixar o cão saciado por mais tempo.

Pode dar ração úmida para filhote?

Sim, é possível dar ração úmida para filhote. Para isso, a indicação é procurar produtos que sejam específicos para essa fase da vida, pois, dessa forma, você garantirá que sua fórmula seja pensada especificamente para os cães mais jovens.

Como saber se a ração faz mal para o cachorro?

A  dica infalível é ficar atento aos sinais. Se seu cão apresenta relutância em ingerir a ração, se há uma mudança muito brusca nas fezes ou se ele acaba gorfando o alimento, é importante tentar trocar a ração e até marcar uma visita ao veterinário, se for preciso. 

Conclusão: Qual é a melhor ração úmida para cães?

Ao fim deste artigo, depois de analisarmos todas as marcas trazidas e discutirmos pontos relevantes sobre as rações úmidas, esperamos que tenhamos te ajudado a escolher a melhor ração úmida para cães.

Fato é que é praticamente impossível escolher um único produto como o melhor em todos os casos, afinal, essa é uma variável que muda de acordo com o que você busca e com o que o seu melhor amigo precisa.

Dessa forma, o melhor a se fazer é buscar simplesmente pela ração úmida que mais se encaixa na rotina sua e do seu melhor amigo. Dessa forma, conseguirá escolher por aquela que apresenta o melhor custo benefício para você!

Gostou deste artigo? Acha que ele pode ajudar outras pessoas? Não deixe de compartilhá-lo com aquele amigo que também é louco por cachorros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.