As 6 Melhores Rações para Fila Brasileiro em 2022

O fila brasileiro não leva esse nome à toa! Ele carrega o mérito de ser a primeira raça de cachorro brasileira reconhecida internacionalmente. Eles são grandes, energéticos e extremamente fiéis aos seus tutores. Quando temos um pet desses como melhor amigo, precisamos nos perguntar qual a melhor ração para fila brasileiro, para garantir a saúde do nosso pet!

melhores rações para fila brasileiro

A alimentação é uma das coisas mais importantes quando se trata de manter nosso amigo peludo saudável, já que é através dela que nossos cães vão se manter fortes e ingerir todos os nutrientes necessários para levarem uma vida plena. Por ser uma decisão tão importante, preparamos esse post para te ajudar com isso!

Você quer saber qual é a melhor ração para o fila brasileiro? Ou a melhor ração para fila brasileiro filhote? Quais nutrientes e proteínas são importantes conter em sua fórmula? Quais as necessidades a composição deve suprir? Esse post vai te auxiliar com todas essas dúvidas! Para saber mais, é só continuar lendo!

Melhores rações para fila frasileiro no mercado

Para escolher a melhor ração para fila brasileiro, nada melhor do que fazer uma comparação dos benefícios de cada marca. Por isso, rankeamos as principais rações do mercado, para você descobrir qual é o melhor benefício de cada uma. Confira abaixo!

1. Ração Maxi Cães Adultos – Royal Canin

Ração Maxi Cães Adultos - Royal Canin

A Royal Canin é uma das maiores referências no mercado em termos de rações super premium para cachorros. Ela oferece diferentes linhas e fórmulas, que se adequam a cada porte e fases da vida do cão, atendendo desde filhotes até cachorros em idade mais avançada.

Seus pontos positivos de destaque é a alta palatabilidade, sendo raros os tutores que relatam que seus pets não se adaptaram a ração. Isso se deve porque sua fórmula conta com proteína de origem animal, o que garante um sabor agradável para o paladar dos cães.

Também conta com a presença de ácidos graxos importantes, sendo estes o DHA e o EPA, que compõem o ômega 3. Por sua vez, isso contribui para a saúde dos ossos, articulações e até mesmo do coração, ajudando na manutenção da saúde do seu melhor amigo.

Porém, é importante dizer que a composição faz uso de transgênicos e de conservantes artificiais, o que são ingredientes polêmicos na discussão da saúde a longo prazo dos bichinhos. Seu valor também é elevado, o que acaba tornando-a inacessível para alguns tutores.

Prós

Contras

✅ Alta palatabilidade 

✅ Grande fonte de Ômega 3

✅ Contribui para a saúde dos ossos e articulações

🚫 Contém transgênicos e conservantes artificiais

🚫 Alto custo


2. Ração Raças Grandes – PremieR

Ração Raças Grandes - PremieR

Essa também é uma marca altamente recomendada por veterinários, já que os profissionais da área reconhecem a ração PremieR como uma das melhores do mercado em termos de alimentação pet. Eles também oferecem diferentes linhas e produtos, que abrangem todas as idades e portes de cachorros.

O que mais se destaca na linha para raças grandes é que suas três principais fontes de proteínas são de origem animal, o que, além de contribuir para a digestibilidade, também aumenta o nível da palatabilidade e torna a ração mais agradável ao paladar do seu melhor amigo.

Eles também fazem a adição de MOS a forma, que é o prebiótico que contribui para um bom regulamento da função gastrointestinal do pet e também fortifica a sua imunidade. Além disso, a ração é livre de corantes artificiais, o que conta mais um ponto positivo para eles.

Porém, a composição da ração não está livre de conservantes sintéticos e de ingredientes transgênicos, o que afasta os tutores que buscam por opções de fórmulas mais naturais quando estão escolhendo a alimentação dos seus bichinhos.

Prós

Contras

✅ Proteínas de origem animal

✅ Alta palatabilidade

✅ Presença de prebióticos importantes

✅ Livre de corantes artificiais

🚫 Contém transgênicos e conservantes artificiais




3. Ração para Cães Adultos Raças Grandes – Hill’s Science Diet

Ração para Cães Adultos Raças Grandes - Hill's Science Diet

A Hill’s Science é uma marca que está sempre investindo em pesquisas para aprimorar suas fórmulas, sendo reconhecida no mercado pelo seu cuidado de sempre estar buscando melhorias para seus produtos e demonstrando, assim, a preocupação com o que estão oferecendo a seus clientes.

Sua fórmula é uma rica fonte de proteínas, o que é algo de suma importância de se fazer presente na melhor ração para o fila brasileiro. Além disso, ainda são proteínas de qualidade, o que facilitará a absorção por parte do organismo canino e irá colaborar para sua saúde digestiva.

A linha diet conta com um percentual de gordura baixo, fato que é um diferencial para cães de grande porte. Por terem mais facilidade de acabarem sofrendo com o sobrepeso, um consumo de calorias balanceado é necessário para a manutenção da sua saúde e bem estar.

Porém, a composição da Hill’s Science também faz uso de transgênicos e conservantes sintéticos. Além disso, seu valor, em comparação a outros produtos desta lista, é elevado, e a combinação dessas duas coisas pode vir a afastar alguns tutores.

Prós

Contras

✅ Rica em proteínas de qualidade

✅ Contribui para a saúde digestiva

✅ Percentual de gordura balanceado

🚫 Contém transgênicos e conservantes artificiais

🚫 Alto custo


4. Ração para Cães Filhotes de Raças Grandes – Guabi Natural

Ração para Cães Filhotes de Raças Grandes - Guabi Natural

O diferencial da Guabi Natural já vem estampado logo em seu nome, já que é uma marca que busca manter suas fórmulas ricas em componentes naturais e livre de ingredientes sintéticos, que já se provaram maléficos para a saúde dos pets a longo prazo.

Ela é uma ótima opção de melhor ração para fila brasileiro filhote, já que conta com uma composição livre de transgênicos, corantes ou aromas artificiais. Dessa forma, desde cedo, o seu bichinho já estará contando com uma ração que preza por alternativas mais saudáveis para sua composição.

Além disso, suas proteínas são exclusivamente de origem animal, o que já foi explicado que é um grande ponto positivo para a saúde do seu melhor amigo. Também há a presença de uma variedade de frutas e vegetais em sua fórmula, o que garante um índice nutricional bem elevado.

Porém, algo que não é tão positivo é que vários tutores reclamam sobre o formato dos grãos da marca. Eles alegam que os cães acabam tendo dificuldade de se acostumar, o que acaba sendo um problema a adaptação ao alimento.

Prós

Contras

✅ Livre de transgênicos, corantes e aromas sintéticos

✅ Rica em proteínas de origem animal

✅ Variedade de frutas e vegetais na fórmula

🚫 Reclamações acerca do formato dos grãos dificultar a adaptação do pet a ração


5. Ração Adultos Raças Grandes – Biofresh

Ração Adultos Raças Grandes - Biofresh

A Biofresh também é uma marca forte no mercado, sendo referência quando falamos de rações super premium para pets. Sua fórmula faz uso de conservantes naturais e é livre de corantes sintéticos e de transgênicos, o que agrada os tutores que buscam composições mais saudáveis para seus bichinhos.

Além disso, também contam com proteínas de boa qualidade, item que é essencial na hora de escolher a melhor ração para o fila brasileiro. Dessa forma, seu melhor amigo terá mais energia, proveniente da fácil absorção proteica pelo organismo, e contará com um processo digestivo mais facilitado.

O maior diferencial, porém, vai para a atmosfera modificada para a conservação da ração. Sendo a única da lista que ostenta essa qualidade, a marca utiliza o nitrogênio como forma de conservação, o que mantém o alimento fresco por mais tempo, sem necessidade de sintéticos para isso.

O que não é tão atrativo assim é o seu preço. Essa é uma das rações com o custo mais elevado do mercado, o que é necessário para o padrão de qualidade rigoroso que eles mantêm, porém, não torna seus produtos muito acessíveis para o público geral.

Prós

Contras

✅ Alta quantidade proteica

✅ Presença de conservantes naturais

✅ Livre de transgênicos e corantes artificiais

🚫 Valor elevado



6. Ração para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes – Excellent

Ração para Cães Adultos de Raças Médias e Grandes - Excellent

Essa é outra linha da marca Nestlé Purina, que conta com diferentes produtos para atender cada uma das fases do seu pet. As vantagens da ração Excellent vão para o alto nível de proteínas em sua fórmula, o que é essencial para a saúde e bem estar do seu fila brasileiro.

Além disso, destacamos que sua composição não faz uso de corantes artificiais, o que é uma ótima qualidade para os alimentos. Os corantes são ingredientes para fins puramente estéticos, não agregando em nada para o valor nutritivo do pet, além de serem maléficos para a saúde a longo prazo do bichinho.

Porém, a ração ainda conta com a presença de transgênicos, o que já se provou um ponto negativo para as fórmulas de alimentos para pet. Além disso, também faz uso de antioxidantes sintéticos, que também não trazem benefícios para a saúde animal.

Prós

Contras

✅ Alto teor proteico

✅ Contribui para a saúde digestiva

✅ Composição livre de corantes artificiais 

🚫 Presença de transgênicos e antioxidantes sintéticos



Como escolher a melhor ração para fila brasileiro

Benefícios

Em primeiro lugar, é importante escolher uma ração que seja específica para raças grandes. Isso porque a fórmula dessas é pensada especialmente para atender a demanda que cães de grande porte necessitam, como é o caso do fila brasileiro.

Além disso, também há diferenciação nas composições destinadas para cada fase da vida, seja filhote, adulto e até mesmo cães de idade mais avançada. Seus benefícios são particulares para cada uma dessas etapas, para que, assim, não ocorra nenhuma deficiência proteica que possa fazer mal ao seu cão.

No final das contas, é preciso colocar na balança para medir quais os benefícios que cada marca oferece, qual faz mais sentido para você e qual atenderá melhor às necessidades do seu cão. Até porque cada pet é um pet, tendo particularidades e personalidades diferentes, de forma que cada um vai ter uma ração ideal para si.

Nutrientes essenciais

A melhor ração para fila brasileiro precisa conter um índice alto de proteínas de boa qualidade. Por ser um cão de grande porte, seu metabolismo tende a ser mais lento do que os cães pequenos, e assim, a boa qualidade proteica vai garantir uma melhor absorção por parte do organismo canino.

Isso contribui para que ele consiga extrair todos os principais nutrientes da ração sem precisar comer em excesso. Dessa forma, seu pet vai ficar forte e saudável, ao mesmo tempo em que evitará problemas com o sobrepeso, que podem ser causados quando ele consome uma porcentagem calórica alta demais.

Saúde do fila brasileiro

Sendo um cachorro de grande porte, o fila brasileiro é mais resistente em termos de saúde. Porém, como todo cão, também há algumas complicações de saúde que podem acabar acometendo a raça. O principal problema acaba sendo a obesidade, de forma que sua alimentação precisa ser bem balanceada e cuidadosa.

Esse é um dos principais motivos pelos quais escolher a ração ideal para fila brasileiro se faz tão importante. O sobrepeso afeta muito a vida dos cães, afetando sua disposição e principalmente sua saúde física, já que é maléfica para as articulações dos nossos companheiros.

Características do fila brasileiro

O tamanho do fila brasileiro pode até assustar na primeira impressão, sendo cães grandes e robustos. Porém, no geral, esses cães são muito amigáveis e fiéis a seus tutores e a sua família. Também são ótimos cães de guarda, pela personalidade protetora e defensiva que ele tem com estranhos. 

Enérgicos que só eles, o fila brasileiro precisa de exercícios físicos constantes, para manterem-se ativos e até mesmo evitar o problema comum mencionado sobre a raça, que é o sobrepeso canino. Dessa forma, ter um melhor amigo de quatro patas dessa raça vai exigir muita energia do tutor para brincar e correr com seu pet.

Perguntas frequentes

Qual a melhor ração para o fila brasileiro? 

Como já dito ao longo deste artigo, a ração ideal para fila brasileiro será aquela que melhor se encaixar com as particularidades do seu pet. Existem algumas recomendações gerais, como o cuidado necessário para escolher um alimento que seja rico em proteínas e nutrientes, mas a partir disso, você precisará voltar os olhos para qual melhor atenderá as necessidades do seu melhor amigo.

Qual o tamanho de um fila brasileiro? 

O fila brasileiro é um cão de grande porte e isso é visível, já que logo à primeira vista nos surpreendemos com seu tamanho. Seu tamanho varia de cão para cão, mas a média é que as fêmeas da raça tenham entre 60cm a 70cm de comprimento, enquanto os machos são um pouco maiores, tendo entre 65cm e 75cm.

Quanto vale um fila brasileiro? 

É um número que varia muito por uma sucessão de fatores, desde sua linhagem, sexo e até mesmo o canil de origem. No geral, um filhote de fila brasileiro custa entre R$1.500,00 a R$3.000,00. Ressalta-se a importância de investir em um cãozinho que venha de um canil que atenda às normas para esse tipo de serviço, assim como tenha um cuidador experiente e respeitoso, para certificar-se de que nenhuma crueldade animal esteja acontecendo nesse cenário.

O que faz um fila brasileiro engordar? 

O motivo mais comum para isso são tutores que acabam alimentando seus pets com comidas distintas das que podem compor o seu cardápio. Alimentar seu cão dessa forma é perigoso, afinal, além de facilmente levá-los ao sobrepeso, também é um risco, vendo que muitas comidas não são digeridas por eles. A melhor opção é manter sua alimentação completamente à base de ração, implementando apenas algumas frutas e vegetais de forma equilibrada.

Porque o fila brasileiro é perigoso? 

Apesar de serem cães leais com seus tutores, sua desconfiança com desconhecidos é grande, de forma que eles podem se tornar super protetores em situações estranhas ao pet. Por isso, é importante o adestramento para o fila brasileiro, já que seu tamanho e temperamento podem acarretar em situações perigosas quando eles não são treinados e bem cuidados.

Qual a força da mordida de um fila brasileiro? 

Sendo um cão de grande porte, a mordida de um fila brasileiro é reforçada e, em algumas situações, pode ser perigosa. Alguns adestradores estimam que a mordida de um cão adulto dessa raça tem força de cerca de 1T, o que, nessa métrica, se encaixa como uma das mais fortes entre os cachorros.

Conclusão: Qual é a melhor ração para fila brasileiro?

Levando tudo isso em conta, podemos concluir que a melhor ração para fila brasileiro é sempre aquela que melhor se encaixa com a rotina e personalidade do seu melhor amigo. É importante optar por uma marca que atenda todas as necessidades gerais da raça, mas quem vai te dizer qual mais gosta, vai ser seu próprio pet e as reações dele para cada alimento mesmo!

Aposte em rações que sejam ricas em proteínas de qualidade, para que o seu fila brasileiro esteja sempre com energia para gastar e disposição para brincar. Além disso, atente-se para a tabela nutricional de cada produto, para certificar-se de que os índices de vitaminas e outros nutrientes também são satisfatórios.

Porém, é importante averiguar se o seu amigo peludo tem outras demandas que precisam ser supridas, ou se o paladar dele irá se adaptar a marca escolhida. No final das contas, cada pet é único, e para garantirmos que eles estão levando uma vida feliz e plena, precisamos respeitar suas particularidades!

Como esses assuntos sempre acabam gerando dúvidas, estamos aqui para te ajudar a entender mais sobre tudo relacionado ao mundo dos nossos cãopanheiros! Trazemos sempre conteúdos que te auxiliam na sua rotina com o seu melhor amigo. Quer saber mais sobre esse e outros tópicos? Confira nossos outros posts! O que não falta aqui é informação de qualidade para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.