Início » As 3 Melhores Rações para Gato Idoso em 2022

As 3 Melhores Rações para Gato Idoso em 2022

Os gatos são um dos animais de estimação mais amados e seu fã clube cresce cada dia mais. Como tutores de pet, queremos sempre oferecer o melhor para nossos amigos em todas as fases de sua vida. Por isso, quando eles chegam em idades mais avançadas, uma coisa que temos que nos perguntar é qual é a melhor ração para gato idoso.

Isso porque, quando estão mais velhinhos, a saúde dos nossos amigos peludos acaba ficando mais sensível. Além disso, há alguns cuidados extras que precisamos ter, para garantir que nossos gatos estão tendo uma boa fonte proteica e nutricional, para que eles continuem fortes e saudáveis por muito tempo.

Existem diversas marcas no mercado, e justamente por sabermos como pode ser difícil escolher, preparamos um post para te ajudar com isso! Separamos algumas das melhores opções para a rotina alimentar do seu melhor amigo. Quer saber quais são as melhores rações para gatos idosos? É só continuar lendo esse post!

Melhores rações para gato idoso do mercado

Para deixar sua leitura mais dinâmica, separamos um ranking que destaca qual é a principal característica de cada marca. Assim, você pode comparar e ver qual delas faz mais sentido para você. Confira abaixo!

1. Ração Diet para Gatos 7+ Adultos – Hill’s Science

Ração Diet para Gatos 7+ Adultos - Hill’s Science

A Hill’s Science já é uma marca consolidada no mercado quando se fala de oferecer rações super premium para animais de estimação. Suas composições contam com ingredientes de qualidade e selecionados, sempre prezando em oferecer o melhor aos nossos melhores amigos de quatro patas.

A linha Diet para Gatos 7+ é pensada especialmente para os bichanos de idade mais avançada, que contam com necessidades próprias que precisam ser atendidas. Além de não conter corantes e aromatizantes sintéticos, a fórmula dessa ração conta com taurina, que é um ingrediente que confere suporte à visão e ajuda a manter a saúde cardíaca dos gatos. 

Além disso, sua composição também porta um rico complexo de vitaminas C e E, que são ótimos para a imunidade e oferecem antioxidantes importantes para a saúde do seu gato. Também é uma grande fonte de fibras e ácidos graxos, que contribuem para a saúde da pele, do pelo e também oferece uma digestão saudável.

Porém, um ponto negativo acaba indo para o alto custo dessa marca. Por ter excelência no mercado e por contar com ingredientes de qualidade elevada, o preço da ração acaba sendo mais elevado, o que pode acabar por não fazê-la ser acessível para todos os tutores de pet.

Prós

Contras

✅ Livre de corantes e aromatizantes sintéticos

✅ Auxilia na visão e na saúde cardíaca

✅ Fonte de fibras e ácidos graxos importantes

🚫 Alto custo



2. Ração Farmina Quinoa Urinary para Gatos Adultos – N&D

Ração Farmina Quinoa Urinary para Gatos Adultos - N&D

Como o nome já denota, a linha Farmina Urinary da marca N&D é feita especialmente para colaborar com o tratamento de problemas urinários de gatos adultos. Infelizmente, essas comorbidades são comuns de acometer animais de idade mais avançada, e é ótimo saber que existe uma marca no mercado que se preocupa em oferecer um alimento específico para esses casos.

A fórmula dessa linha é livre de transgênicos, glúten e cereais, o que facilita a digestão e contribui para o organismo do seu gatinho. Além disso, conta com tocoferol, que é um componente fundamental para a imunidade e contribui para a proteção dos nossos melhores amigos de quatro patas.

A ração é feita com carnes nobres, o que interfere de forma direta e positiva na saúde do sistema urinário e ainda confere uma rica fonte de proteínas para os bichanos, facilitando sua absorção e aumentando a saúde digestiva, que tende a ser mais frágil em idades mais avançadas.

Porém, algumas reclamações que são comuns dos consumidores acabam ficando por conta do fato de que a ração provoca um aumento na quantidade de fezes e também confere às necessidades dos nossos amigos de quatro patas um odor desagradável, o que pode interferir na sua rotina com o bichano.

Prós

Contras

✅ Ajuda no tratamento de problemas urinários

✅ Livre de transgênicos, glúten e cereais

✅ Contribui com o aumento da imunidade

🚫 Aumento da quantidade e odor desagradável nas fezes



3. Ração para Gato Castrado – Guabi Natural

Ração para Gato Castrado - Guabi Natural

Como o nome já denota, a Guabi Natural é uma ótima aposta para tutores que prezam por oferecer uma opção de alimento que fuja de sintéticos para os seus pets. A fórmula da ração conta com antioxidantes naturais, além de ser composta por vegetais, legumes, lentilha e frutas, o que confere diversos minerais essenciais para o seu gato.

A linha para Gatos Castrados é uma rica fonte de proteínas de qualidade, o que ajuda o organismo do seu melhor amigo a absorver esses nutrientes melhor, além de conferir mais facilidade à saúde digestiva do bichano.

Outras qualidades desta ração é que ela ajuda a reduzir a formação de cálculos renais, além de também não contar com corantes ou aromas artificiais, que comprovadamente não fazem assim tão bem para a saúde do animal a longo prazo.

Um ponto não tão positivo, porém, é que essa marca também acaba tendo um custo um pouco maior, que pode ser justificado por todas as qualidades e diferenciais que a ração ostenta, mas que, ainda assim, pode acabar afastando tutores que não conseguem cobrir esse valor todo mês.

Prós

Contras

✅ Livre de antioxidantes e corantes artificiais

✅ Fórmula composta por diversos ingredientes naturais

✅ Rica em proteínas de boa qualidade

🚫 Alto custo



Para que serve a ração para gato idoso?

A ração é a principal responsável por manter a saúde dos nossos melhores amigos em dia. É por meio de uma base nutricional rica e fortificada que podemos garantir que nossos bichanos continuem fortes, para que, dessa forma, possam ser nossa companhia por muito tempo.

Quando falamos de animais em idade mais avançada, a melhor ração para gatos idosos será aquela que provê uma boa quantidade de proteínas de qualidade, para que sua absorção seja facilitada e contribua para a digestão dos nossos melhores amigos.

Além disso, é importante manter um bom histórico de visitas ao veterinário, para conferir como está a saúde dos nossos amigos peludos e, caso seja necessário, optar por uma ração que ajude a combater eventuais problemas que podem acometer a vida dos nossos pets. 

Como escolher a melhor ração para gato idoso

Benefícios

Em primeiro lugar, é importante escolher uma ração que ofereça um bom custo benefício. Para isso, é importante pesquisar e comparar não apenas preços, mas também a qualidade que cada marca oferece para a saúde do seu melhor amigo.

Dispense rações que tenham muitas calorias e pouca riqueza proteica e nutricional, já que, em idade mais avançada, os gatos se tornam menos enérgicos e consequentemente mais propensos ao sobrepeso.

No fim das contas, a melhor ração para gato idoso será aquela que se encaixar com as necessidades específicas do seu melhor amigo, sendo essencial que ele consiga se adaptar bem a um alimento que supra todas as suas particularidades.

Nutrientes

Contar com uma boa quantidade de nutrientes é essencial para as rações em qualquer fase da vida, mas isso se intensifica quando falamos de pets em idades mais avançadas. Isso porque seu metabolismo e seu organismo já são diferentes, requerendo um cuidado a mais quando escolhemos sua base alimentar.

Muitos não entendem quando mencionamos sobre as proteínas de qualidade, mas essas precisam se fazer presentes porque são as principais responsáveis para conferir energia ao seu bichano. Quando são de alta qualidade, sua absorção acontece mais facilmente pelo organismo felino, que consegue extrair seus benefícios de forma mais concentrada.

Além disso, é primordial a presença de outros minerais e nutrientes que, juntos, oferecem tudo o que é necessário para que a saúde do seu pet seja preservada. Dessa forma, seu bichano continuará forte e seguirá ao seu lado por mais tempo.

Cuidados com gato idoso

Para levar uma vida plena em qualquer idade, não deixe de fazer um check-up anual do seu bichano. Quando falamos de gatos idosos, é bom tornar essas visitas ainda mais frequentes, sendo uma boa aposta marcar exames de rotina a cada seis meses, para garantir que tudo está nos conformes e que a saúde do seu melhor amigo está em dia.

Além disso, é essencial incentivar que os gatos idosos brinquem e se divirtam. Quando mais velhos, eles têm a tendência de tornarem-se mais quietos e reclusos, mas é importante mantê-los ativos e ajudar seu entretenimento, para que seu pet continue tendo uma vida saudável e proveitosa.

Nessa idade, uma alimentação de qualidade é mais importante do que nunca. Com a saúde mais sensível, é importante que a ração do bichinho lhe garanta todos os nutrientes essenciais, para continuar lhe garantindo uma rotina feliz.

Perguntas frequentes

O que dar de comer para meu gato idoso? 

Na idade mais avançada, os bichanos acabam tendo uma maior inclinação para o sobrepeso, então, é importante não acabar adicionando à sua rotina alimentos que tenham um nível calórico muito elevado. Aposte em rações ricas em nutrientes e que sejam equilibradas em carboidratos.

Quanto um gato idoso deve comer por dia?

A quantidade de comida varia de acordo com a idade e o peso do gato, sendo importante conferir isso diretamente com o seu veterinário em alguma consulta de rotina. Porém, no geral, gatos idosos pequenos ingerem entre 45g a 60g de comida por refeição, enquanto gatos grandes de 60g a 75g.

Quantas vezes o gato precisa se alimentar por dia?

O ideal é que as refeições dos bichanos sejam equiparadas às nossas próprias refeições principais. Assim, o indicado é que sua comida seja servida três vezes por dia, em horários referentes ao café da manhã, almoço e jantar.

Quantas gramas de ração come um gato?

Como já dito no segundo item, o ideal é que, para gatos idosos, essa quantidade fique entre 45g a 60g por refeição para os pequenos, e entre 60g a 75g por refeição para os grandes. É importante respeitar uma quantia equilibrada, para evitar problemas como a obesidade felina.

Porque gato idoso para de comer?

Quando o gato perde o apetite, pode ser por diversos motivos. Em idades mais avançadas, isso pode ser sinal de doenças, intoxicações, dores articulares, problemas orais e outras diversas coisas. Por isso, nesses casos, é importante que você procure imediatamente um médico veterinário, para que ele possa auxiliar o seu melhor amigo.

Conclusão: qual a melhor ração para gato idoso?

Ao fim desse post, concluímos que a melhor ração para gato idoso precisa ser aquela que melhor se encaixa tanto com a sua realidade, quanto com as necessidades do seu bichinho. Em idade mais avançada, os nossos amigos peludos consequentemente se encontram com uma saúde mais delicada, e para mantê-la em dia, é essencial uma alimentação que forneça todos os nutrientes que ele precisa.

Invista na melhor opção de compra, que porte proteínas de qualidade, para fornecer energia ao bichano para que ele continue sendo seu companheiro por um bom tempo. Além disso, respeite suas particularidades, afinal, cada bichinho é único, assim como suas próprias preferências.

O mais indicado é que, com o acompanhamento do seu veterinário de confiança, você possa averiguar quais necessidades o seu gatinho tem e teste as opções disponíveis, para então escolher qual a melhor ração para o seu gato. 

Como tutores de pet, nós queremos sempre garantir que nossos amigos de quatro patas estão tendo a vida mais saudável e plena possível, e é justamente por saber disso que estamos aqui para te ajudar.

Estamos sempre buscando trazer conteúdos de qualidade, que possam te auxiliar na sua rotina com seu melhor amigo! Não deixe de nos acompanhar, para ficar por dentro de tudo sobre esse mundo tão diverso que é o mundo animal.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *