Nexgard é Bom? Vale a Pena?

Para manter a saúde dos nossos melhores amigos de quatro patas em dia, uma das maiores preocupações dos tutores é proteger nossos pets de alguns inimigos que podem fazer muito mal: as pulgas e os carrapatos. Por isso, hoje viemos fazer uma análise para decidir se o Nexgard é bom.

Para quem não conhece, esse é um dos medicamentos mais conhecidos quando falamos do combate aos parasitas que podem prejudicar a integridade dos nossos animais de estimação. Então, se está pensando em comprar um antipulgas para o seu cão, recomendamos continuar a leitura desse artigo!

Sobre o Nexgard

Nexgard

Recomendado para cães acima de 8 semanas de idade e que pesem no mínimo 2kg, o Nexgard é um produto da empresa Merial, e seu objetivo é justamente combater as pulgas e os carrapatos, que são parasitas capazes de transmitir doenças e afetar muito a saúde dos nossos melhores amigos peludos.

Antes de começarmos a análise para decidir se o Nexgard Spectra é bom, precisamos conhecer um pouco mais sobre esse produto. Ele se trata de um pequeno tablete mastigável, que, graças a sua palatabilidade, consegue ser bem aceito por todas as raças de cachorros.

Sua ação se baseia na presença de uma substância química chamada afoxolaner, que está presente na composição do medicamento. É por meio dela que ocorre a eliminação dos parasitas que, ao picar a pele do animal que ingeriu o Nexgard, acabam morrendo pelo contato com o tal afoxolaner.

A teoria é incrível, não é? Mas também precisamos ir mais a fundo nessa análise, para conferir as especificações deste medicamento, as indicações e contra indicações e, claro, se ele realmente funciona na prática. Então, vamos continuar!

✅ Consegue ser bem aceito por todas as raças de cachorros

🚫 Protege por menos tempo


Como saber se o Nexgard é bom?

Para averiguar se o Nexgard é bom, vamos conferir alguns detalhes importantes de sua composição, como ele age na proteção do animal e, também, quais são as restrições de uso que precisam ser respeitadas para garantir que nenhum imprevisto acometa o seu bichinho de estimação.

Além disso, também iremos buscar por opiniões de consumidores em sites específicos para isso, como o ReclameAqui e o Proteste.Org. Assim, poderemos nos certificar de que, na prática, os tabletes são tão eficazes quanto na teoria!

1. Proteção

É importante destacar que a durabilidade da eficácia do Nexgard é boa, porém, sua duração é bem reduzida, resumindo-se em apenas algumas horas de ação. 

O produto começa a agir quando os tabletes são consumidos pelo animal, e assim, a afoxolaner presente no organismo oferece o combate contra os parasitas. Geralmente, eles começam a morrer cerca de 48h após a ingestão do Nexgard.

Assim, por tratar-se de tabletes mastigáveis e que contam com a eficácia partindo da premissa que funciona durante o tempo em que a substância se faz presente no organismo do animal, a estimativa é que ele seja eficaz por apenas 30 dias.

A título comparativo com outros produtos alternativos que veremos mais à frente, a Nexgard é o que protege por menos tempo.

2. Restrições de uso

Existem algumas contra indicações importantes e que precisam ser respeitadas, para que a saúde do seu melhor amigo continue intacta. Destacamos, então, que o Nexgard tem restrições quanto ao uso em cadelas gestantes e lactantes, podendo gerar alguns problemas de saúde nesses casos.

Assim, caso você tenha dúvida quanto à condição do seu animalzinho de estimação, o mais indicado é que você entre em contato com seu veterinário de segurança antes de prosseguir para o uso do produto. 

3. Ação

Como já falado anteriormente, a ação do Nexgard vem por meio de uma substância química presente em sua composição. 

Também é importante a informação que sua eficácia acontece apenas contra algumas espécies de parasitas, só agindo contra as espécies de carrapatos mais comuns.

Algumas pessoas também se perguntam se o Nexgard é bom para a sarna, e a resposta é sim, já que o medicamento também combate a sarna demodécica e sarcóptica.

Alternativas para o Nexgard

Por meio dessa análise, podemos perceber que o Nexgard é bom para pulgas e carrapatos, sendo, no geral, um bom produto no que se propõe. Porém, existem também algumas alternativas que podem substituí-lo. Confira abaixo duas opções que separamos para você!

1. Comprimidos mastigáveis para cachorro – Bravecto

Comprimidos mastigáveis para cachorro - Bravecto

Especificações:

  • Indicação: Cachorros
  • Porte: Pequeno
  • Idade: Adultos
  • Tipo de Antipulgas: Oral
  • Frequência Recomendada: 90 dias
  • Composição: Contém 1 Comprimido mastigável para cachorros de 4,5 a 10 kg – 250 mg
  • Marca: Bravecto, MSD Saúde Animal

O produto da Bravecto promete ter uma rápida ação, iniciando a eliminação de pulgas e carrapatos dentro das primeiras 8 horas após a ingestão por parte do animal. Nas avaliações que encontramos de consumidores, muitos elogiam a sua palatabilidade, alegando que a aceitação por parte do cão é bem prática.

Sua administração é facilitada e também permite que os banhos continuem acontecendo normalmente, pois o medicamento não sai com água e continua agindo uniformemente por todo o corpo do animal. O que é criticado pelos consumidores é o fato do atendimento ao cliente não é lá muito eficaz, em casos que precisaram entrar em contato por eventuais problemas em suas compras.

✅ Ação rápida

✅ Produto de alta palatabilidade

✅ Fácil aceitação por parte do animal

✅ Age uniformemente por todo o corpo do pet

🚫 Reclamação quanto ao atendimento ao cliente




2. Comprimidos Ação Rápida – Petstar

Comprimidos Ação Rápida - Petstar

Especificações:

  • Indicação: Cachorros
  • Raça: Raças Médias e Grandes
  • Idade: Filhotes, Adultos, Idosos
  • Tipo de Antipulgas: Oral
  • Composição: Nitempiram 57mg
  • Frequência Recomendada: 30 dias
  • Marca: PetStar

Para quem não acha que o Nexgard é bom, também é possível optar pelos comprimidos oferecidos pela PetStar. O produto promete uma ação rápida no controle de pulgas, e também uma eficácia de 100% no que se propõe. É indicado para casos onde se necessite de uma eliminação imediata de parasitas.

Atende cães de médio e grande porte, e em alguns casos, até mesmo gatos podem fazer uso dos comprimidos. Porém, por se tratarem de comprimidos, alguns tutores reclamam da dificuldade de aceitação por parte do animal.

✅ Rápida ação

✅ Bom custo benefício

✅ Bom custo benefício

✅ Também pode utilizado em gatos

🚫 Reclamações quanto a dificuldade de aceitação por parte dos animais



3. Comprimidos mastigáveis para cães – Simparic

Comprimidos mastigáveis para cães - Simparic

Especificações:

  • Indicação: Cachorros
  • Raça: Raças Pequenas
  • Idade: Filhotes, Adultos, Idosos
  • Tipo de Antipulgas: Oral
  • Composição: Sarolaner
  • Frequência Recomendada: 30 dias
  • Marca: Simparic.

Além do combate às pulgas, o produto da Simparic também oferece controle da dermatite alérgica que é causada pelas picadas dos parasitas. É a ação mais rápida da lista, fazendo efeito em cerca de 3 horas e se mantendo eficaz pelo período de 35 dias.

Atende cães de todas as idades, não tendo contraindicação quanto a isso. Procurando por comentários de consumidores, alguns esboçaram insatisfação quanto ao preço, já que ele acaba sendo o de valor mais elevado desta lista.

✅ Promove o controle da dermatite alérgica

✅ Ação rápida e de longa duração

✅ Combate sarnas

✅ Pode ser utilizado em cães de todas as idades

🚫 Reclamações quanto ao alto custo




Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura o efeito do Nexgard?

A estimativa é que os efeitos do Nexgard sejam eficazes durante 30 dias, sendo essa informação extraída diretamente da bula do produto.

Qual a diferença entre Nexgard e Simparic?

Enquanto o Nexgard é bom por se definir como tabletes mastigáveis, o formato do Simparic é de, realmente, um comprimido. Além disso, o tempo de ação também é diferente, já que o Simparic tem uma período de eficácia maior do que o do Nexgard.
Por fim, apesar de ambos atuarem contra pulgas e carrapatos, suas composições são diferentes entre si.

Qual é o melhor remédio para pulgas e carrapatos?

É difícil definir um único produto como o melhor remédio universal para pulgas e carrapatos, já que a aceitação e a eficácia de cada um pode variar de animal para animal. Para decidir qual é o mais indicado para o seu cão, é indicado pedir a opinião de um veterinário de confiança.

O que acontece quando o cachorro toma Nexgard?

O Nexgard é bom e atua diretamente contra as pulgas e os carrapatos. Assim, quando um cão consome o produto, o que acontece é que uma substância presente nele se espalha por seu organismo e age contra os parasitas, que acabam morrendo ao morderem a pele do cão e entrarem em contato com o afoxolaner.

Quais os efeitos colaterais de Nexgard? 

Algumas das reações que costumam ser relatadas são o vômito, a coceira, a diarréia e até a perda de apetite. Por isso, antes de oferecer o produto ao animal, é indicado fazer uma consulta com um veterinário profissional, até para que ele também possa acompanhar o desenrolar dos efeitos que podem vir a aparecer para fazer o controle de danos, se for necessário.

Conclusão: O Nexgard é bom ou não?

Ao fim desta análise, concluímos que o Nexgard é bom para combater as pulgas e os carrapatos do seu cães, porém, existem outros produtos que podem ser mais proveitosos e terem uma ação mais prolongada, como as opções que trouxemos neste artigo.

No fim das contas, para decidir qual vai ser o antipulgas que vai acompanhar o seu melhor amigo peludo, o mais indicado é sempre consultar um veterinário de confiança para que ele possa fazer uma indicação.

Esperamos que esse post tenha te ajudado! Se ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar sua pergunta aqui embaixo, nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.