Início » As 7 Melhores Areias para Gatos em 2021

As 7 Melhores Areias para Gatos em 2021

Cultivar um animal em casa exige diversos cuidados para o seu bem-estar, inclusive medidas de higiene, como a escolha das melhores areias para gatos, assegurando o tratamento de qualidade de seu pet e optando por produtos que possam facilitar no dia-a-dia do proprietário.

Dentre as melhores opções de mercado estão formatos diferenciados e que permitem atender às necessidades e desejos específicos de cada consumidor, algumas delas com maior facilidade na higienização, redução ou eliminação de odores, além de considerar o custo e benefício das possibilidades.

O intuito de optar pelas melhores areias para gatos é garantir que o gato tenha toda a assistência possível para uma rotina agradável, além de viabilizar um ambiente mais limpo, agradável e confortável para todos os que convivem com o pet.

Melhores areias para gatos do mercado

Para quem está em busca de qual o melhor tipo de areia para gatos, separamos uma lista com as melhores do mercado, com opções que permitem atender às necessidades e desejos de todos os consumidores, com preços variáveis e benefícios que correspondem às suas expectativas.

No ranking é possível encontrar diferentes tipos de grânulos, vantagens e preços, criando possibilidades acessíveis a todos os proprietários de gatos para os seus devidos cuidados e zelo.

1.   Areia de Sílica Aroma Natural para Gatos – Petlike

Reduz os odores

O melhor preço é a da areia silica para gatos Petlike, que visa  oferecer produtos de alta qualidade com valores que cabem no bolso de qualquer proprietário de pet.

O produto é destinado para quem deseja facilidade no momento da limpeza dos dejetos de seu gato, permitindo absorver as sujeiras sem deixar odor, mantendo o ambiente mais limpo e agradável tanto para o animal, quanto para os moradores.

Uma embalagem de areia sílica aroma natural da Petlike permite atender as necessidades de um gato durante um mês, comercializada no tamanho de 1,6kg.

Em comparação com outros tipos de areia e marcas disponibilizadas no mercado, a areia de sílica da Petlike apresenta maior absorção que o comum, assim os líquidos não ficarão retidos em poças para uma higienização mais eficiente, preferindo mantê-la em um ambiente menos úmido para melhores resultados.

Com os hábitos dos gatos em cavarem em suas caixas de areia, o produto é uma ótima opção por não espalhar-se pelo ambiente.

Prós

Contras

✅ Reduz os odores

🚫 Pouco durável

✅ Absorve melhor a umidade

2. Areia Granulado Sanitário Natural Para Gatos – KatBom

Sem corantes

Dentre as areias para gatos está a opção da KatBom, ideal para os donos que buscam uma versão mais natural e saudável para o bem-estar de seu animal, cultivando ações sustentáveis.

O produto é natural, contribuindo para quem deseja colaborar com o planeta e o meio ambiente, pois é um material biodegradável e que auxilia na preservação da natureza, garantindo seu descarte benéfico, sem tóxicos em sua composição.

A economia é proporcionada pela maior absorção da urina, fazendo com que a embalagem dure mais e possa contribuir com a situação financeira dos proprietários de gatos, utilizando menor quantidade de areia em cada troca.

A facilidade da troca e descarte da areia para gatos da KatBom é um dos principais benefícios do produto, afinal a mesma pode ser dispensada no vaso sanitário comumente, sem causar qualquer malefício em seu trajeto.

A substância é livre de corantes, sem atingir a coloração dos pêlos dos gatos, principalmente os claros.

Prós

Contras

✅ Sem corantes

🚫 Gruda alguns grãos nas patas

✅ Pode ser despejada no vaso sanitário

✅ Econômica

3. Areia Granulado Sanitário Classic Para Gatos – Pipicat

Formação de torrões firmes

A opção granulada da Pipicat possui embalagens grandes de 12kg e com baixo custo que podem render por aproximadamente três meses para o uso de um animal.

O produto oferece ótima absorção dos dejetos de seu gato, sendo bastante fácil sua higienização proporcionada pelos granulados que criam torrões firmes que viabilizam sua eliminação de maneira mais prática, ainda que não seja biodegradável.

Os odores são reduzidos com o uso da areia granulada da Pipicat, com a versão do produto sem odores para neutralizar da melhor forma possível o cheiro de urina ou fezes do animal, garantindo um ambiente mais agradável para todos os moradores.

Os granulados grandes permitem que a areia não dissemine-se pelo ambiente quando espalhada para fora da caixa, evitando sujeiras.

Prós

Contras

✅ Ótimo custo e benefício

🚫 Não é biodegradável

✅ Formação de torrões firmes

✅ Reduz os odores

4. Areia Sanitária Microssílica Para Gatos – Silipetix

Coloração escura indica necessidade de troca da areia

A sílica é areia com maior qualidades na opinião de muitos donos e, para atendê-los, a Silipetix oferece uma das melhores opções do mercado, garantindo o bem-estar do animal e de seu proprietário, além de facilidades no momento da higienização.

A composição do produto permite que não haja a formação de poças e lamas com o uso do animal, assim a limpeza da caixa é facilitada, apenas descartando a areia para substituir por uma nova.

A tecnologia empregada em sua formulação permite que os odores do ambiente sejam reduzidos mesmo com o uso diário da caixa de areia, minimizando o cheiro de urina e fezes pela boa absorção.

Os proprietários poderão medir o grau de uso da areia por meio de sua coloração, assim quando os flocos ficarem escurecidos, há necessidade da substituição, tornando-se uma forma fácil e econômica para a troca.

Prós

Contras

✅ Coloração escura indica necessidade de troca da areia

🚫 Alto custo

✅ Reduz os odores

5. Areia Granulado Higiênico de Madeira Para Gatos – Like Cat

Atóxico e ecologicamente correto

A Like Cat tem grande destaque, pois oferece uma opção mais benéfica ao meio ambiente, além de ser formulada com componentes naturais.

A formulação da areia granulada de madeira é totalmente natural, garantindo um uso ecologicamente correto, constituída a partir de pó de pinus, que é uma madeira originária de reflorestamento, com formatos maiores em seus grãos, como pequenos tocos de árvores.

O produto é atóxico e apresenta alta absorção dos dejetos do gato depositados na caixa, retirando completamente seus odores e evitando qualquer tipo de desagrado para os moradores que convivem na casa, mantendo o ambiente mais limpo e confortável.

O uso do granulado de madeira é recomendado para uso em caixas de areia perfuradas, garantindo maior agilidade e praticidade na troca do produto, ainda que outros formatos também sejam possíveis com o uso de uma pá, delongando um pouco mais o processo.

Prós

Contras

✅ Elimina totalmente os odores

🚫 Cheiro de madeira pouco forte

✅ Atóxico e ecologicamente correto

6. Areia Granulado Higiênico de Madeira Para Gatos – IPET Wood’s

Elimina totalmente os odores

A IPET oferece a melhor areia sanitária para gatos para os proprietários que buscam por um produto ecologicamente correto e que possa oferecer uma série de facilidades no dia-a-dia com o animal.

A formulação da areia granulada higiênica de madeira é feita totalmente com madeira pinus, esta que é originária de reflorestamento, garantindo sua contribuição com o meio ambiente e preocupação com a natureza.

Os granulados são leves e permitem a eliminação total dos odores causados pela urina e fezes do animal, contribuindo para o bem-estar de todos os moradores da casa, garantindo um ambiente mais agradável.

Com a rápida absorção dos desejos, o gato poderá sair normalmente da caixa de areia de madeira sem levar consigo os flocos, evitando que os mesmos grudem nas patas e não deixem pegadas ao caminhar pelo piso

O descarte da substância poderá ser realizado diretamente no vaso sanitário, sem causar malefícios ao meio ambiente, ou em um lixo tradicional. Esse processo deve ser feito com uma pá vazada, caindo os grânulos afetados e restando aqueles que podem ser reutilizados, complementando com a quantidade necessária de areia.

Prós

Contras

✅ Elimina totalmente os odores

🚫 Cheiro de madeira pouco forte

✅ Não gruda no animal

✅ Pode ser despejada no vaso sanitário

7. Areia Micro Cristais de Sílica Para Gatos – Chalesco

Absorve melhor a umidade

Dentre as areias para gatos está a da Chalesco, produto que oferece grãos menores, micro granulados, que permitem satisfazer totalmente os consumidores em questão de absorção e durabilidade.

Por conta de seu formato pequeno, a absorção da urina é potencializada, formando torrões grandes quando sujas e permitindo o fácil descarte do proprietário, com agilidade em trocar a bandeja do animal, além de evitar odores que podem tornar o ambiente desagradável para as pessoas que convivem no mesmo.

A fácil manipulação é um dos benefícios da substância, fazendo com que os flocos não adentrem nos feixes das patas dos felinos, evitando machucá-los, além de que desprendem-se facilmente para evitar que estes carreguem sujeiras para fora da caixa.

A embalagem de 1,8kg permite durar aproximadamente um mês para o uso de um gato, variando conforme a umidade do ambiente.

Prós

Contras

✅ Absorve melhor a umidade

🚫 Pouco durável

✅ Reduz os odores

Como escolher a melhor areia para gatos?

Além de escolher as melhores marcas de areias para gatos, também é necessário considerar algumas características dos produtos comercializados no mercado no momento de tomar sua decisão.

Tipos de areias higiênicas

Granulados de argila

Grãos de argila são opções baratas para quem busca por economia, com a formação de torrões quando a umidade os atinge, criando uma forma prática e eficiente de limpeza com o descarte destes flocos grandes.

Uma das desvantagens é que este tipo de areia pode formar uma substância lamacenta que prende-se às patas de seu pet, carregando as sujeiras para outros ambientes da casa.

Há versões perfumadas no mercado que, além de evitar fortes odores dos dejetos, também deixam o local mais perfumado e agradável.

A cereal

Constituída por matéria-prima vegetal, assim como a mandioca e o milho, também é formulada com a presença de alguns minerais.

Quando o gato urina na areia composta de cereal, a mesma, diferente dos granulados de argila, não formam uma lama, o que facilita a higienização tanto da caixa, quanto do ambiente, mantendo-o limpo por não prender-se nas patas do pet, com a fácil coleta dos torrões formados com os dejetos do animal.

Biodegradável

A opção de areia biodegradável é oferecida em formato de granulado de madeira, a escolha ideal para quem deseja priorizar o meio ambiente, apostando em um material sustentável.

Normalmente formulada com pó de madeira de reflorestamento, essa areia pode ser descartada em um vaso sanitário tradicional após o seu uso, o que facilita no momento da higienização e descarte dos dejetos de modo prático, sem causar impactos ambientais.

Devido ao material de madeira, este tipo de areia elimina completamente os odores de urina e fezes de seu gato, absorvendo os líquidos de maneira eficiente.

A base de sílica

Bastante comum por oferecer praticidade e facilidade no momento da higienização, a areia à base de sílica é destinada para quem deseja facilidade, ainda que pague um pouco a mais por isso, com marcas e produtos com custos médios a altos oferecidos neste formato.

Proprietários que passam um tempo considerável fora de casa devem apostar na areia à base de sílica, pois a frequência da troca é menor, com os cristais do produto que formam uma espécie de gel para melhor absorver a umidade, sem deixar fortes odores.

Um dos pontos de atenção com o uso deste tipo de areia é que os grãos não sejam ingeridos pelo animal, podendo causar problemas de saúde e intoxicações.

Principais características

Além de considerar o tipo de areia higiênica escolhida para o seu gato, é necessário levar em consideração algumas outras características.

Há opções no mercado sem corantes que podem contribuir para não afetar a coloração do pêlo do animal, assim como também existem grânulos que aderem às patas e podem espalhar sujeiras fora da caixa.

Outras características que devem ser levadas em consideração no momento da compra são: poder de absorção da umidade, economia e facilidade da substituição, quando necessária.

A importância da areia higiênica na rotina dos felinos

O uso da areia higiênica para gatos é importante por auxiliar a manter a higiene de seu pet, assim como a limpeza do ambiente, contribuindo para a eliminação do mau cheiro causado pelos dejetos e criando um hábito para o animal.

É ideal acostumá-lo com o uso para o bem-estar e costume do gato, assim como para maior praticidade no dia-a-dia de seu dono.

Perguntas frequentes

Qual a quantidade de areia colocar na caixa para gato?

Não há uma quantidade correta de areia para colocar na caixa para gato, pois deverá variar de acordo com a caixa disponível, variável de acordo com o porte do animal. É ideal que a areia possa cobrir todo o fundo da caixa, cerca de quatro a cinco dedos de altura para encobrir o material.

Como fazer a areia do gato durar mais?

Uma forma de fazer a areia do gato durar mais é reutilizando a porção limpa da areia que está na caixa. Este processo poderá ser feito com uma pá em forma de peneira, descartando a areia umedecida e os dejetos e inserindo o restante novamente na caixa, complementando com areia nova.

Qual a periodicidade de troca da areia higiênica?

A troca completa da areia higiênica para gatos pode ser feita uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias. A remoção das fezes deve ser feita diariamente.

O que misturar na areia do gato para evitar cheiro ruim?

Atualmente já existem formulações de areia que permitem evitar o cheiro ruim dos desejos do animal no ambiente, porém para os proprietários que buscam uma solução caseira para garantir menor odor, poderão utilizar uma camada fina de bicarbonato de sódio em contato com a caixa, antes de encobri-la com areia, colocando de seis a sete centímetros de flocos.

Porque o gato solta um cheiro forte?

Os gatos podem soltar um odor forte quando apresentam a sensação de perigo. Os animais ativam uma glândula que disseminam esse cheiro, associado ao pet.

Conclusão: qual a melhor areia para gatos?

É possível encontrar uma série de opções de marcas renomadas e que disponibiliza um custo acessível para o consumidor, adaptando-se à cada realidade individual dos proprietários de pets.

É ideal escolher o tipo de areia que seu gato se adapta melhor, além de considerar os benefícios de cada característica, apostando em economia, facilidade ou contribuição com o meio ambiente.

Escolha a melhor areia para gatos de acordo com a aceitação do pet, priorizando o seu bem-estar, além de optar pelos produtos e marcas que permitem deixar o ambiente mais saudável e agradável para todos os moradores.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *