Início » As 5 Melhores Rações para Shih Tzu em 2021

As 5 Melhores Rações para Shih Tzu em 2021

Cuidar de um Shih Tzu pode englobar algumas práticas específicas para que um cão da raça possa crescer e viver forte e saudável, com algumas especificidades que podem ser atendidas com as melhores rações para Shih Tzu, atendendo as necessidades alimentares de seu cachorro.

Componentes, nutrientes, vitaminas e minerais diversos presentes nas rações podem auxiliar na prevenção de doenças comuns à raça, disposição e energia do animal durante o dia, além de garantir o bom funcionamento de seu organismo.

Melhores rações para shih tzu do mercado

Separamos um ranking de diversas rações que são destinadas ao consumo desta raça, proporcionando uma vida mais saudável ao animal e contribuindo para o seu bem-estar e boa alimentação.

Confira a lista completa e escolha qual a melhor ração para cachorro shih tzu de acordo com os principais benefícios e características que cada um dos produtos oferece a você e ao seu companheiro.

1. Ração Shih Tzu Cães Adultos – Royal Canin

Possui ômega 8

Para quem está em busca de qual a melhor ração para shih tzu, a Royal Canin possui um produto específico para a raça, trazendo benefícios para cães adultos e adentrando na linha premium de possibilidades para o seu companheiro.

A ração é uma ótima possibilidade para os donos que desejam reduzir o volume e cheiro das fezes do animal por conter prebióticos e proteínas altamente digestíveis, contribuindo para uma boa alimentação, com nutrientes necessários para fornecer energia e disposição todos os dias.

Os flocos da ração estimulam a mastigação do animal e garantem a boa higiene bucal, além de sua composição voltada para uma boa digestão e equilíbrio do organismo e funcionamento intestinal.

Por ter ômega 8 em sua composição, a pelagem do cachorro é favorecida, ressaltando sua estética e deixando-a macia e brilhante, protegendo principalmente a raça que costuma apresentar diversos problemas de pele ao longo da vida pelos níveis altos de sensibilidade.

Prós

Contras

✅ Possui ômega 8

🚫 Possui conservantes sintéticos

✅ Estimula mastigação

✅ Reduz volume e cheiro das fezes

2. Ração Premier Shih Tzu para Cães Adultos – Premier Pet

Possui ômegas 3 e 6

Dentre as melhores rações para shih tzu adulto está a da Premier Pet, disponibilizada de modo exclusivo para cães da raça por apresentar o tamanho ideal para adequar-se à estrutura maxilar destes animais, facilitando a mastigação e minimizando a formação de tártaro.

Com a boa alimentação de seu Shih Tzu, o mesmo também tende a apresentar pelagem e pelos esteticamente mais bonitos, além de cuidar de seu companheiro internamente, contribuindo para uma boa digestão e funcionamento intestinal, minimizando volume e cheiro das fezes.

A fórmula utilizada nesta ração é repleta de proteínas, incluindo frango, proteína suína, ovo, óleo de peixe e diversos antioxidantes que são benéficos para manter o ânimo e disposição de seu cão rotineiramente.

As vitaminas e minerais da fórmula também colaboram com a saúde de seu cachorro, como vitaminas A, B12, C, D3, E, K3, biotina, niacina, riboflavina, tiamina, além de minerais como ferro, potássio, manganês, selênio, cobre e zinco. As quantidades dispostas permitem suprir as necessidades, sem ingestão de suplementos.

Um dos diferenciais da ração Premier Shih Tzu da Premier Pet é a formulação que contém ômegas 3 e 6, contribuindo com a imunidade do cachorro, controlando o colesterol e prevenindo doenças cardíacas.

Prós

Contras

✅ Possui ômegas 3 e 6

🚫 Possui antioxidantes sintéticos

✅ Diversas vitaminas e minerais

✅ Reduz volume e cheiro das fezes

3. Ração Natural Cães Adultos – Guabi

Livre de transgênicos e corantes

Os sabores diferenciados permitem agradar muito o paladar, tornando-se uma das melhores rações para shih tzu, como a opção de salmão para cães adultos de raças minis e pequenas, com grãos adequados para a mastigação desses portes.

A ração enquadra-se como uma das opções super premium oferecidas no mercado, com ingredientes selecionados e que permitem suprir totalmente as necessidades de seu companheiro para uma vida mais saudável e feliz, livre de transgênicos, corantes e aromas artificiais, visando uma alimentação mais natural.

Os componentes ainda permitem regular o funcionamento do organismo do animal, contribuindo para o fluxo intestinal por uma digestão facilitada. A saúde bucal também é preservada e estimulada pelo formato e composição.

Altamente proteica, a Guabi Natural é uma das mais indicadas para Shih Tzu por conter 60% de proteínas de origem vegetal, enquanto as outras 35% são advindas de cereais integrais e o restante extraídas de frutas e vegetais presentes em sua fórmula.

Prós

Contras

✅ Sabores diferenciados

🚫 Alto custo

✅ Livre de transgênicos e corantes

✅ Altamente proteíca

4. Ração Golden Fórmula Mini Bits – Premier Pet

Ótimo custo e benefício

Donos que buscam qual a melhor ração para shih tzu filhote podem investir na Golden Formula Mini Bits da Premier Pet, esta que é totalmente dedicada aos cães de pequeno porte, com grãos menores e mais macios para facilitar a mastigação.

A composição da ração é destinada para atender todos os nutrientes que seu companheiro precisa para crescer forte e saudável, repondo as energias gastas em atividades rotineiras e mantendo-o mais feliz e disposto.

O produto apresenta ótimo custo e benefício, tanto pela sua formulação e formato especial, quanto pela durabilidade em comparação com os valores que são comercializados no mercado, ideal para atender as necessidades financeiras de qualquer proprietário.

O ômega 3 está presente em sua composição, contribuindo para evitar doenças cerebrais e oculares que são características desta raça, além de outras vitaminas e minerais que também colaboram com o bem-estar do animal, tais como vitaminas A, B12, C, D3, e, K3, biotina, niacina, riboflavina, tiamina e minerais como potássio, selênio, cobre, ferro, manganês e zinco.

A ração também permite minimizar o odor das fezes pelo bom fluxo intestinal por conter fibras naturais e ingredientes de alta digestibilidade e palatabilidade.

Prós

Contras

✅ Possui ômega 3

🚫 Possui antioxidantes sintéticos

✅ Facilita a mastigação

✅ Ótimo custo e benefício

5. Ração Raças Específicas Shih Tzu Adulto – Equilíbrio

Sem glúten, transgênicos ou corantes

A fórmula natural é uma das prioridades desta que é a melhor ração super premium para shih tzu, criada especificamente para atender as necessidades da raça, garantindo bem-estar e saúde ao seu companheiro.

Os ingredientes são de alta qualidade, com nutrientes essenciais para contribuir para a energia e disposição que o seu cachorro precisa no dia-a-dia, sem conter transgênicos, glúten ou corantes e aromatizantes artificiais, priorizando uma composição saudável e natural para a estética e bom funcionamento do organismo do animal.

Os nutrientes contidos na fórmula permitem atender os cães da raça, além de conter os ácidos graxos ômega 3 e 6 em sua composição, estes que atuam para a boa imunidade do cão, assim como para tratamento e prevenção de doenças cardíacas e controle do colesterol.

O produto ainda contém frango liofilizado, tornando-se altamente proteíco, com sabor extra para maior palatabilidade do animal, permitindo a mastigação perfeita pelo tamanho e maciez dos grãos ideais para o Shih Tzu.

Dentre os ingredientes ainda é possível encontrar vitaminas A, B12, C, D, E, B1, B6, H, K, PP, selênio, ácido fólico, ácido pantotênico, cobre, ferro, iodo, sódio, potássio, manganês e zinco.

Prós

Contras

✅ Possui ômegas 3 e 6

🚫 Alto custo

✅ Sem glúten, transgênicos ou corantes

✅ Reduz volume e cheiro das fezes

Como escolher a melhor ração para shih tzu

Alguns nutrientes e vitaminas devem ser observados na composição das rações escolhidas para o seu cão, visando priorizar sua saúde e bem-estar.

Nutrientes essenciais

Macronutrientes

Dentre os macronutrientes essenciais para os cães da raça Shih Tzu é importante destacar as proteínas, estas que devem estar presentes na fórmula de qualquer ração, pois permitem desenvolver músculos nos cães filhotes e, para os adultos, realizar a manutenção da massa muscular, tornando-se importantes durante toda a vida dos cachorros.

Os carboidratos não precisam fazer parte da dieta de cachorros saudáveis, pois estes permitem obter a energia advinda do próprio corpo com a produção de glicose.

Já as gorduras devem estar presentes principalmente como ácidos graxos na alimentação de seu companheiro, ressaltando os ômegas 3, 6 e 8 como ótimos componentes nas rações.

Vitaminas

Há várias vitaminas que são importantes na boa alimentação de um Shih Tzu, porém algumas destacam-se por contribuir com a prevenção ou tratamento de determinadas doenças comuns à raça.

A vitamina A é uma das principais ao escolher rações para seu companheiro, auxiliando e evitando problemas de visão, enquanto a vitamina B atua nas funções neurológicas do animal. Já a vitamina E, um potente antioxidante, ajuda na formação de glóbulos brancos.

Doenças comuns no shih tzu

A raça Shih Tzu está predisposta a algumas doenças, principalmente relacionadas à pele, como dermatites e piodermite que ataca tanto a pele, quanto o pêlo, podendo intensificar-se de acordo com a falta de tratamentos.

Já doenças oculares também são muito comuns, principalmente pelo contato com os pelos que pode causar irritações, assim como lagoftalmia sem o fechamento completo das pálpebras, úlcera de córnea com bactéria em contato com os olhos, lacrimejamento constante pela irritação em contato com os pêlos ou conjuntivite ocasionada por inflamação bacteriana.

Perguntas frequentes

Qual a quantidade de vezes que o Shih Tzu tem que comer por dia?

A quantidade de vezes que um Shih Tzu deve comer por dia varia de acordo com sua idade e nível de atividade. Normalmente os filhotes têm o alimento oferecido quatro a seis vezes ao dia, enquanto para os adultos essa oferta pode ser reduzida para duas a três vezes diárias.

O que eu posso dar para o Shih Tzu comer além de ração?

É indicado que a alimentação de um cachorro seja feita com ração, pois as melhores rações para shih tzu filhote e adulto apresentam composições para suprir suas necessidades por completo. 
Caso queira ofertar alimentos adicionais, é preferível escolher frutas e hortaliças, assim como banana, caju, caqui, maçã, melancia, pera, manga, kiwi, abacaxi, goiaba, morango, cenoura, alface, couve, beterraba e abóbora, atentando-se em retirar caroços.

Qual é a melhor marca de ração para Shih Tzu?

Dentre quais as melhores rações para shih tzu há algumas opções de marcas muito recomendadas pela qualidade dos ingredientes e nutrientes da formulação, assim como Premier Pet, Equilíbrio, Guabi e Royal Canin, recomendadas por especialistas e frequentemente bem aceitas pelos animais.

Como dar ração para filhotes de shih tzu?

A oferta da ração para um Shih Tzu filhote varia conforme sua atividade, disponibilizando o alimento de quatro a seis vezes por dia para cães até dois meses, quatro vezes por dia para cães de três meses e duas a três vezes ao dia de quatro a seis meses. Após este tempo, o cachorro é considerado como adulto, mantendo a oferta anterior ou reduzindo-a para duas vezes ao dia.

Qual a quantidade de ração para Shih Tzu filhote?

Além da melhor ração para shih tzu filhote, é necessário dosar as quantidades ingeridas. Cachorros com até 80 dias e peso entre 2,2kg a 4,3kg podem ingerir a média de 102g/dia. Já para filhotes de 80 dias a 6 meses de idade devem consumir a média de 90g/dia.

Conclusão: qual a melhor ração para shih tzu

Ao escolher qual a melhor ração para cães da raça shih tzu é necessário considerar a formulação apresentada pelo produto, observando quais os macronutrientes e vitaminas que o mesmo contém e se atendem às necessidades de seu cão.

Há diversas opções no mercado em questões financeiras para adequar-se ao bolso de qualquer proprietário, buscando opções mais genéricas para raças pequenas ou rações mais específicas para Shih Tzu, variando entre as naturais ou com transgênicos e corantes que são mais baratas.

A boa alimentação de seu cão tem como objetivo prevenir doenças comuns à raça Shih Tzu e proporcionar bem-estar ao animal, garantindo que o mesmo possua uma vida feliz.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *