Início » Os 5 Melhores Livros para Adestramento de Cães

Os 5 Melhores Livros para Adestramento de Cães

Não vamos dizer que adestrar seu cachorro seja algo muito simples. Com as orientações de um especialista, através do melhor livro para adestramento de cães, aí sim, será fácil conseguir os resultados almejados.

Cães agressivos ou com graves problemas no modo de se comportar são exceção e, neste caso, aconselhamos um treinador profissional. 

Afora essa exceção, nos outros casos, é perfeitamente possível você mesmo ensinar comando a seu cão, sobretudo se for uma pessoa paciente e perseverante.

Melhores livros para adestramento de cachorros do mercado

Veja, abaixo, algumas edições que tornarão o adestramento de seu pet eficaz e descomplicado.

1. Como criar o cão perfeito desde filhotinho

Melhor livro sobre adestramento

O autor desse livro é o famoso apresentador de televisão e autor do best-seller O Encantador de Cães. Ganhou, recentemente, o prêmio de melhor programa da televisão sobre vida animal.

Nem sempre conseguimos lidar com nossos pets da maneira mais adequada, por isso o Cesar Millan escreveu esse livro que esclarece dúvidas sobre cães, ensinando como enfrentar de modo apropriado cada etapa do desenvolvimento desses queridos animais de estimação. 

Millan é um mago no trato com cachorros, transmitindo segurança através de seus ensinamentos.

Prós

Contras

✅ Autor consagrado

✅ Aborda bem a psicologia canina

🚫 -


2. Adestramento de cães para leigos

Capítulo direcionado aos filhotes

Não pense que adestrar seu cão será bom apenas para você. Essa atitude fará um bem enorme para seu pet também. 

O adestramento fará com que ele esteja sempre em segurança e passando segurança para as pessoas, sem comportamentos inesperados ou agressivos.

É muito mais prazeroso, por exemplo, sair com seu cachorro na rua sem a tensão de estar sempre segurando a guia com força e tentando controlar inutilmente as reações do animal.

Neste livro será ensinado comandos atualizados para treinamentos famosos, e tudo de uma maneira pausada, sem stress. 

Vem com e capítulos direcionados aos filhotes, uma vez que o treinamento inicia-se no momento em que você adquire um brinquedo para o cachorro.

Prós

Contras

✅ Comandos atualizados

✅ Capítulo direcionado aos filhotes

🚫 -


3. Tudo sobre truques e adestramento de cães

Ensina a adestrar cães problemáticos

Este manual irá ensiná-lo a lidar com os problemas de comportamento de seu cão pela raiz. Cada raça tem suas peculiaridades e, portanto, os truques também são adaptáveis à sua raça preferida.

Você aprenderá a resolver questões como latir muito e fazer necessidades no lugar errado, utilizando brinquedos, petiscos e um clicker.

Aprenderá também a cuidar de cães que requerem cuidados especiais, como os agressivos e os medrosos.

Claro, esse livro trata também dos comandos elementares, como senta, vem, morto, fica, toca aqui, reverência e dá a pata.

A técnica de adestramento ensinada neste livro sustenta que irá mudar para melhor a atividade de ensinar seu cachorro, seja adulto ou filhote.

Prós

Contras

✅ Ensina a adestrar cães agressivos

✅ Técnicas atualizadas

🚫 -


4. Um membro da família

Ensinamentos práticos

Este é um livro completo que irá ensiná-lo todas as melhores formas de adestrar  seu cão, desde o momento em que ele chegar à sua casa até as precauções indispensáveis durante os anos.

Seus ensinamentos são práticos, facilitando o entrosamento e tornando a rotina de seu animal alegre e harmoniosa.

É bem provável que você já conheça o autor desse livro. Cesar Millan tem um programa na televisão chamado O encantador de cães, transmitido pelo canal National Geographic.

É também o criador do Centro de Psicologia Canina em Los Angeles, e ainda faz seminários e trabalha com cães problemáticos.

Junto de sua esposa fundou uma organização sem fins lucrativos direcionada à ajuda financeira a abrigos para animais e centros de reabilitação.

Prós

Contras

✅ Autor muito experiente

✅ Adestramento para todas as idades

🚫 -


5. Adestramento inteligente: Como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento

Melhor relação custo-benefício

Este livro já vendeu mais de 100 mil cópias desde seu lançamento. É um livro muito didático e fácil de ser compreendido.

Nele você tomará conhecimentos dos apetrechos mais adequados para os treinamentos, os comandos básicos e as várias técnicas de se transmitir informação a seu pet. 

O autor do livro, Alexandre Rossi, apelidado Dr. Pet, nos passa lições de um adestramento inventivo, permitindo uma interação tranquila e leve com o cão.

Fazer xixi no lugar errado, latir demais, correr para a rua quando o portão é aberto, tudo isso será corrigido rapidamente e de modo saudável.

Seguindo as orientações deste livro você estará apto a educar seu cachorro de modo apropriado, fazendo com que ele entenda o que pode fazer ou não, sem qualquer estresse. 

Prós

Contras

✅ Campeão de vendas

✅ Técnica de adestramento inventivo

🚫 -


Como escolher o melhor livro de adestramento

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que, apesar de terem comportamentos parecidos, os cachorros têm temperamentos diferentes e, portanto, talvez precisem de métodos diferentes de treinamento.

Existem livros de adestramento que são direcionados para uma raça específica e, se for a mesma raça do seu, é preferível adquirir este exemplar do que um que é genérico.

A maioria dos animais aceitam bem o uso de petiscos para direcioná-los, outros, no entanto, preferem outras maneiras. 

Se você pensar bem verá que o livro é um dos investimentos mais baratos do mundo. Você tem várias dicas, insights, aprendizados, enfim, tudo isso lendo apenas um livro.

Alguns livros são ótimos e muito abrangentes, porém focam mais no lado comportamental do que propriamente no adestramento.  Têm também várias curiosidades sobre os pets, inclusive dando ênfase na individualidade do cachorro.

Isso não significa que o livro seja ruim, pelo contrário, os melhores livros têm essa pegada, porém, é bom saber que não são exatamente livros focados na prática do treinamento em si.

Alguns especialistas levam muito a sério a questão da particularidade de cada animal, o que torna o treinamento mais direcionado e efetivo.

Outros são inteiramente científicos e abordam os cães desde tempos primitivos, quando eram lobos e analisa o desenvolvimento deles até os tempos atuais.

Claro que são análises muito interessantes e aprofundadas, mas, se está começando agora e quer, pelo menos a princípio, um livro sobre ensinamento de comandos básicos, escolha um mais modesto e pratique bastante até que se tornem naturais para você.

O que é adestramento de cães?

Podemos definir o adestramento de cães como um combo de aptidões e aparatos que permitem o convívio harmonioso e tranquilo com um pet no interior do seu lar.

O costume de morar cada vez mais em casas menores e apartamentos está fazendo com que fiquemos cada dia mais próximos dos animais.

Com isso o cão tem trânsito livre pela casa e não é raro dormir com as pessoas no mesmo quarto e até na mesma cama.

Acontece que quanto mais próxima a coexistência, aumenta também a possibilidade de um conflito, intensificando a necessidade de conhecer o outro ser que habita o mesmo espaço que nós. 

Se o convívio já é difícil muitas vezes entre humanos, imagine entre seres de espécies diferentes, como é o caso dos cães.

Os principais conflitos, seja entre humanos, seja entre humanos e animais, é devido aos atritos na comunicação. Um tenta a comunicação, mas o outro não escuta, ou não compreende.

Tipos de adestramento de cães

Para ser breve, existem 3 tipos de adestramento de cães. Cada qual com uma forma diferenciada de aplicar as bases do condicionamento operante.

O condicionamento operante (também chamado condicionamento instrumental) é um recurso de treinamento que acontece por meio de gratificações e castigos para o desempenho.

Existem os quadrantes dos reforços (positivo e negativo) e punições (positiva e negativa).

  • Tradicional: neste caso se aplica com mais frequência com o reforço negativo e punição positiva;
  • Misto: neste caso se emprega todos os 4 quadrantes;
  • Positivo: neste caso se emprega mais os quadrantes do reforço positivo e punição negativa.

Como adestrar o cachorro

Adestrar o cachorro e deixá-lo educado não é uma tarefa das mais fáceis. Entretanto, se você for uma pessoa persistente e focada não será difícil.

É preciso respeito e dedicação com os cães, afinal, dependem de nós para quase tudo. Por isso somos adeptos do adestramento positivo.

O adestramento positivo é quase um estilo de vida, e esse expediente sem censura coloca uma pitada de leveza no convívio entre os pets e seus tutores.

É claro que quando se menciona o adestramento sem censura aparecem algumas narrativas que não são pertinentes.

O fato é que não existe uma verdade incontestável e cada um decide pela forma que melhor lhe convier. O interessante é conhecer as várias alternativas e optar pela que melhor se adapta ao seu estilo.

Perguntas frequentes

Como é o comportamento de um cachorro?

Cachorro balançando o rabo significa que está calmo e satisfeito, demonstrando que está à vontade com as pessoas que o rodeiam.
Rabo erguido ou na horizontal mostra que o cachorro está vigilante e ligado, inconfundível atitude de cães de caça.
Rabo entre as pernas significa temor e servidão. 

Como saber se o cão está com dor de barriga?

Quando o cachorro está com dor ele perde o apetite, pode apresentar vômitos e diarréia, perda de peso, dificuldade de defecar, abdômen endurecido e variação no modo de se comportar.

Como saber os sinais de um ataque de cachorro?

Determinados ataques ocorrem com muita rapidez, sem que estejamos preparados para ele. Caso dê tempo de olhar o cão antes do ataque, esteja alerta aos sinais.
Mostrar os dentes, rosnar, latir muito e aspecto tenso são indicações de que o cachorro pode atacar a qualquer momento.

Como saber se o cão gosta de mim?

Algumas reações demonstram que seu pet ama você. Parece que ele gosta do seu cheiro, olha profundamente em seus olhos e sempre que está com medo ou sobressaltado corre para perto de você.
Melhor do que ninguém sabe quando você não está legal e fica muito à vontade dormindo ao seu lado.

Como saber se o cachorro está com medo?

Uma boa sugestão para acalmar o cachorro quando ele está com medo é vincular a conjuntura com um afago, uma guloseima ou algo do tipo.
Assim, aos poucos, o cachorro irá se adaptando à situação, ficando mais despreocupado e aconchegado.  Esteja sempre próximo, mas não é preciso forçar o entrosamento. 

Como os cachorros demonstram afeto?

Algumas reações e atitudes demonstram claramente o afeto do cão por alguém. 
Seguir a pessoa onde quer que esteja, ficar a seu lado quando estiver doente, morder devagar e ficar todo alegre quando seu dono volta para casa são algumas delas.
Lamber, cheirar várias vezes ao dia e dormir próximo ao seu dono também são demonstrações de carinho.

Para que serve o Clicker no adestramento de cães?

O clicker é usado para reforçar a conduta do cão durante o treino. Toda vez que ouvir o click o cachorro saberá que fez algo de bom. É como se fosse um elogio, um afago.
Trata-se de uma pequena caixa com botão que emite um som toda vez que é apertado.

Conclusão: qual o melhor livro de adestramento para cães

A melhor opção de compra é o livro “Como criar o cão perfeito desde filhotinho”.

O autor desse livro é o famoso apresentador de televisão e autor do best-seller O Encantador de Cães, Cesar Millan. Ganhou, recentemente, o prêmio de melhor programa da televisão sobre vida animal.

Nem sempre conseguimos lidar com nossos pets da maneira mais adequada, por isso o Cesar Millan escreveu esse livro que esclarece dúvidas sobre cães, ensinando como enfrentar de modo apropriado cada etapa do desenvolvimento desses queridos animais de estimação. 

A melhor relação custo-benefício é a do livro Adestramento inteligente: Como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento.

O autor do livro, Alexandre Rossi, apelidado Dr. Pet, nos passa lições de um adestramento inventivo, permitindo uma interação tranquila e leve com o cão.

Seguindo as orientações deste livro você estará apto a educar seu cachorro de modo apropriado, fazendo com que ele entenda o que pode fazer ou não, sem qualquer estresse.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *